Logo Orange Defender Ícone

Orange Defender Versão 2.5.0.377 Gratuito para Testar

4.19 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Adicionado em: 13/07/2016 Innovative Solutions
121
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus
R$ 73,49 COMPRAR LICENÇA
via baixaki store

Descrição

Leonardo Müller
Proteja seu computador com essa ferramenta alternativa

Orange Defender é um antivírus alternativo que permite a você proteger seu computador contra praticamente todo tipo de ameaça virtual.

A aplicação consegue escanear seu sistema de várias formas em busca de códigos maliciosos e ainda conta com proteção em tempo real, o que impede que novos vírus atinjam sua máquina a partir de várias fontes.

Isso inclui a web, mídias removíveis, entre outras possibilidades. O Orange Defender ainda monitora o status do seu dispositivo no tange que à quantidade de programas em execução, consumo de RAM, de processamento e atividade média do seu disco.

Orange Defender - Imagem 1 do software

Ele também monitora as localidades às quais o seu computador se conecta via internet para que você confira a procedência de todo o conteúdo que está consumindo. Por fim, na tela inicial, existe uma nota de segurança, que avalia vários quesitos da máquina para dizer o quão seguro está o seu sistema.

Primeiros passos

Depois que você realiza a instalação da aplicação em seu dispositivo, pode levar alguns minutos para ela começar a funcionar de fato, uma vez que é preciso baixar as definições de vírus para que o software consiga analisar o disco local. Em seguida, para fazer a sua primeira verificação, clique na guia “Antivirus” e escolha uma das quatro opções:

  • Quick Scan: escaneamento rápido focado em locais reconhecidamente mais atacados por vírus no sistema. É mais rápido e, ainda assim, eficiente. Contudo, não é adequado para servir como a primeira verificação do Orange Defender no computador.
  • Full Scan: verifica cada arquivo salvo no HD e em mídias removíveis. É a opção a ser escolhida na hora de fazer o primeiro escaneamento do PC depois da instalação do antivírus.
  • Removable drives: verifica apenas as mídias removíveis, como pendrives, cartões de memória, HDs externos e discos ópticos.
  • Custom scan: permite a você escolher quais diretórios verificar. Ideal para quando você tem alguma suspeita sobre arquivos localizados de forma específica.

Orange Defender - Imagem 2 do software

A guia “Monitoring” do Orange Defender conta com várias opções de monitoramento, mostrando basicamente o status do antivírus em relação à proteção em tempo real, apps em execução, processos e outros detalhes de desempenho.

Nossa Opinião sobre o Orange Defender

Orange Defender é uma ferramenta antivírus que tem a pretensão de deixar seu PC seguro contra todo tipo de ameaça. Ele até conta com várias opções de escaneamento e proteção em tempo real, mas não temos certeza se é possível confiar completamente nele. Em nosso período de testes, tivermos incontáveis problemas com as verificações, configurações e até no download de definições de vírus novas, o que é vital para uma aplicação como essa.

A ladainha

Os problemas com o Orange Defender começaram logo depois da instalação no sistema. Ele simplesmente não conseguia completar o processo de download automático de definição de vírus e, por isso, não iniciava, ficando aparentemente inutilizado. É bom ter em mente que um antivírus é praticamente inútil quando não possui essas definições devidamente atualizadas.

Com essa situação, tentamos inicializar à força o Orange Defender, o que ocasionou um travamento completo do sistema. Tivemos então que reiniciar o Windows — que por sorte tinha atualizações para instalar — para, só então, conseguir abrir o antivírus e ver como ele funcionava. Até conseguirmos chegar aqui, gastamos cerca de 40 minutos por conta do acúmulo de fatores, que não eram completamente decorrentes do Orange Defender.

Problemas no escaneamento

De qualquer maneira, quando finalmente tivemos a oportunidade de fazer um escaneamento no PC, o Quick Scan não funcionava. Ele mostrava apenas a mensagem “inicializando escaneamento rápido” e não realizava a tarefa de fato. Cancelamos isso e refizemos o procedimento para ele funcionar, o que deu certo.

Os outros modelos de escaneamento funcionaram sem problemas depois disso, mas, enquanto eles atuavam no PC, o sistema ficava muito lento. Os consumos de RAM, de processamento e de operações do disco por parte do Orange Defender eram muito altos, o que deixava pouco espaço para outras aplicações trabalharem em segundo plano. Isso é praticamente inaceitável em pleno 2016.

Sem coesão

A interface do Orange Defender é outro de seus pontos fracos. Ela não é desorganizada nem absolutamente grotesca, mas passa a sensação de que não foi feita de uma forma muito profissional. Não há harmonia nenhuma entre os ícones e alguns outros elementos visuais, o que dá a impressão de que ela foi montada com imagens compradas da internet, sem nenhum cuidado com a coesão visual.

Isso de forma alguma impacta no funcionamento do Orange Defender, mas, certamente levanta desconfiança no usuário menos experiente, que não confia em aplicações que não passam a impressão de terem sido feitas de forma extremamente profissional.

Em nossos escaneamentos, não chegamos a encontrar nenhum problema de segurança em nosso computador, o que é incomum quando testamos um novo antivírus. Softwares diferentes sempre identificam coisas diferentes no PC, mesmo que sejam falsos positivos.

Falta de integração

Fora isso, não parece haver nenhuma integração com o Windows na Central de Segurança, tanto para proteção contra vírus quanto para o Firewall, recurso este que o Orange Defender aparentemente não tem.

No fim das contas, ele deixa muitas dúvidas sobre o seu funcionamento e não passa confiança. Por isso, se você quer testá-lo em sua máquina, é melhor manter o seu antivírus atual ativo e funcionando em paralelo, nem que seja o Windows Defender, que vem junto com o Windows 10.

Prós & Contras

Prós

  • Várias opções de escaneamento
  • Proteção em tempo real

Contras

  • Problemas para atualizar as definições de vírus
  • Problemas para realizar escaneamentos
  • Interface sem coesão visual
  • Sem integração na Central de Segurança do Windows
  • Sem Firewall
0 10
Avaliar Produto 0

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Comentários sobre o Orange Defender