Logo DevicePilot Ícone

DevicePilot Versão 1.0 Grátis

Funciona em: Web
Adicionado em: 26/12/2018 DevicePilot
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ramon de Souza
Uma plataforma completa e unificada para você monitorar seus dispositivos IoT

O DevicePilot é uma plataforma online voltada a desenvolvedores e administradores de sistemas. Seu objetivo é agir como um painel centralizado através do qual você consegue monitorar, em tempo real, todos os dispositivos IoT (Internet of Things, ou internet das coisas, como o termo ficou popular no Brasil) em um único lugar, de forma simples e fácil. Trata-se de um serviço que se aproveitada da onda de gadgets conectados.

A ideia dos criadores do DevicePilot é oferecer um dashboard completo que integre as principais ferramentas de administração de IoT industrial e comercial disponíveis no mercado, como a AWS IoT (da Amazon, a The Things Network, a MQTT e a Sigfox. Também é possível integrar dispositivos customizados usando as linguagens de programação Node.js, cURL e Python.

Uma vez que você tenha montado seu painel customizado no DevicePilot, é possível monitorar sensores, maquinários e todo tipo de aparelho eletrônico que possua uma conexão com a internet e faça parte de sua infraestrutura corporativa. Porém, nada impede que você o utilize para fins residenciais, observando o comportamento de fechaduras, câmeras, cafeteiras, termostatos e outros dispositivos inteligentes que podem ser facilmente adquiridos nos dias atuais.

Por ser uma ferramenta específica para desenvolvedores, o DevicePilot conta com vários recursos próprios para programadores, como a exibição de KPIs (indicadores de performance), notificação de eventos (como um aparelho em mal-funcionamento), heat maps de alcance de cada dispositivo e assim por diante. É possível usar o serviço gratuitamente para monitorar até 25 aparelhos de IoT, mas existem planos pagos empresariais para quem deseja adicionar mais gadgets.

Nossa Opinião sobre o DevicePilot

Antes de mais nada, é importante alertarmos que o DevicePilot não é uma plataforma para qualquer um. Trata-se realmente de uma ferramenta para quem trabalha com desenvolvimento de sistemas e monitoramento de redes, e deseja concentrar todos os dispositivos IoT que compõem a infraestrutura de sua companhia. Sendo assim, ele é perfeito sobretudo para grandes fábricas e indústrias, que contam com centenas ou até mesmo milhares de maquinários conectados à internet e que não podem parar.

Sendo assim, para utilizá-lo, é essencial que você já tenha certo conhecimento de outras ferramentas de administração de IoT (a AWS IoT é, sem dúvidas, a mais famosa de todas) e entenda o básico de linguagens de programação para integrar os equipamentos em seu painel. Uma vez que isso tenha sido feito, porém, o DevicePilot se prova um serviço excelente para monitorar o bom funcionamento de gadgets inteligentes, notificando incidentes e dando estatísticas de performance.

Tudo isso em uma interface extremamente amigável, intuitiva e simples de compreender, o que torna o trabalho do profissional bem mais agradável. A quantidade de recursos e do DevicePilot impressiona, e é por isso que o app conta até mesmo com um guia interno para que você possa tirar o máximo de proveito possível de todas as suas funcionalidades.

Em suma, embora essa seja uma possibilidade, o serviço dificilmente é atraente para consumidores finais; porém, se você tem uma empresa e precisa administrar remotamente aparelhos de IoT o tempo todo, vale a pena conhecer essa solução.

Prós & Contras

Prós

  • Interface agradável e intuitiva
  • Compatível com várias plataformas e linguagens de programação
  • Plano gratuito para uso residencial

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DevicePilot

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação