*

Logo e-Título ícone

e-Título

  • Em Português
  • Gratuito
  • 12,10 MB
  • Para Android 4.4/5.0/6.0/7.0/7.1
  • Adicionado em 20/9/2018
  • Tribunal Superior Eleitoral
  • Acessar
    Gratuito
  • 1.117downloads
  • 0 1 10
  • Download seguro
    Verificado com Antivírus

Tenha uma versão digital de seu título de eleitor na palma da mão

Por Ramon de Souza
Publicidade

O e-Título é o aplicativo oficial desenvolvido pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral e que serve como uma versão digital de seu título eleitor. Seguindo a tendência de outras esferas governamentais (como o Denatran, que já oferece a CNH Digital), o TSE resolveu dar essa facilidade aos brasileiros e ter esse documento sempre no smartphone.

Ao abrir o e-Título pela primeira vez, o internauta é convidado a informar alguns dados básicos como número de seu título, nome completo (além do nome dos pais) e data de nascimento. Caso seu documento já tenha o novo padrão e conte com um código QR, é possível simplesmente ler tal figura para que o programa faça a captura dos dados de forma instantânea.

Pronto! Se tudo estiver correto, você já poderá visualizar uma edição digitalizada do seu título, com direito a foto e com a mesma “diagramação” do documento impresso. O e-Título é igualmente válido e pode ser apresentado no momento da votação normalmente, caso você tenha perdido o papel ou simplesmente tenha se esquecido de trazê-lo consigo até o seu colégio eleitoral.

Outras utilidades

O app do e-Título também conta com uma série de outros recursos interessantes para os eleitores. Em poucos passos, é possível descobrir onde é seu colégio eleitoral (com direito a nome e endereço), tal como emitir certidões de situação eleitoral e consultar os locais que você pode visitar para justificar sua ausência em cada um dos turnos. Essas funcionalidades adicionais não exigem que o usuário esteja autenticado no programa.




Nossa Opinião sobre e-Título

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o e-Título e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O e-Título é uma excelente iniciativa do TSE, pois incentiva a digitalização de documentos essenciais para a rotina do cidadão brasileiro (tal como a CNH Digital, que é uma mão na roda para qualquer motorista). O uso do programa é simples e, diferente daquele oferecido pelo Denatran, não exige qualquer burocracia ou contato presencial com algum órgão do sistema eleitoral. Basta informar seus dados e pronto — seu documento digital já está pronto para ser utilizado.

Sua interface não é das mais bonitas (como já poderíamos esperar de um app feito pelo poder público), mas é simples o suficiente para que qualquer usuário, independente de seu nível de conhecimento técnico sobre informática, consiga utilizá-lo. Durante nossos testes com o e-Título, não encontramos bugs ou quaisquer falhas que incomodem a experiência do utilizador. Tudo é muito fluído e objetivo, sem firulas ou menus confusos.

Vale a pena observar que o e-Título só pode ser usado por quem estiver com a situação eleitoral em dia — os cidadãos que estão com seus títulos cancelados por terem faltado nas últimas eleições não podem usufruir dessa facilidade. Se você se enquadra nesse perfil, é necessário primeiramente regularizar sua situação para só então fazer o cadastro no app. No geral, o e-Título é um programa que vale a pena manter instalado no celular — especialmente se você for um daqueles esquecidinhos que sempre perdem o documento físico.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Recursos extras que ajudam o eleitor
ImportanteContras
  • Interface pouco atraente

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?

Requerimentos

  • Android
Publicidade


Shopping Baixaki